Live GDZ# 03 – Analisando músicas: Angra – Lisbon

Neste vídeo eu faço uma análise da música Lisbon, lançada pela banda Angra no álbum “Fireworks” de 1998. Entenda os caminhos harmônicos e melódicos presentes nesta bela composição de Andre Matos!


AngraLisbon
  (do álbum Fireworks)
           
A ideia inicial da música (adaptada para guitarra) mostra o uso do modo frígio, que tem como nota característica a 2ª menor, e foi toda construída em anacruse (iniciando-se antes do tempo forte). Possuímos três compassos quaternários e o último ternário, o que eventualmente poderia ser interpretado como dois compassos quaternários e um último de sete tempos.

Após a introdução a música retorna ao modo de Lá menor eólio tão característico do estilo e sofre alterações de andamento em diversos trechos que podem passar despercebidos, já que a redução é proporcional com o andamento caindo pela metade. É possível transcrevê-la seguindo somente o andamento inicial, porém teríamos o dobro de compassos nos trechos aonde ocorre a alteração.

O solo de Kiko Loureiro reforça o uso da escala de Lá menor harmônico (modo mixo 2b 6b) que também é muito ocorrente no estilo, muito cuidado com a divisão rítmica e as frases finais. O solo de Rafael Bittencourt é mais melodioso e sua dificuldade técnica encontra-se na interpretação deste, o two-hands também merece uma atenção especial.  (Rafael Nery)           

Pressione AQUI para baixar o PDF com a transcrição da música!
Rafael Nery

Rafael Nery

Deixe seu Comentário

Quer ficar por dentro de todas as novidades do Guitarra do Zero? Deixe seu e-mail aqui

Selecione o seu curso

Guitarra Metal

Guitarra do Zero

Complete os campos abaixo para seguir para a próxima etapa:

×