Entrevista com Hugo Mariutti, um dos grandes guitarristas do Brasil

Foto: Resenhando
Entrevista publicada em 2008, no site guitar-clinic.net

por Rafael Nery

01- Olá Hugo, tudo bem? Muito Obrigado pela oportunidade da entrevista! Vamos começar falando sobre o nome de seu novo Song Book que é intitulado “Blood Strings”, um título bem heavy metal, você não acha? Por que o escolheu?

HM: Perfeitamente, o espirito é realmente esse, pois as músicas transcritas no livro são de Heavy Metal. Achei um nome forte e que realmente combinava muito com a proposta do Songbook. Eu sinto que as vezes muitos músicos falam: “olha eu toco metal, mas também toco jazz”, como se tocar metal bem fosse fácil, ou seja, eu respeito muito todos os estilos, porém sou musico de Rock e o que sei tocar direito é isso.

02- Como surgiu a ideia de fazer este songbook?

HM: Recebo muitos e-mails pedindo o solo de tal música, ou riff de outra, qual afinação utilizei e etc. Como nunca foi lançado nada oficial principalmente dos cds Ritual e Reason, resolvi fazer eu mesmo as transcrições e juntar em um songbook as partes mais importantes das músicas que gravei em minha carreira, como Turn Away, Time Will Come, Distant Thunder, etc.

03- Qual foi o processo de seleção das músicas?

HM: Escolhi um repertório que engloba os cds Ritual e Reason, praticamente inteiros e o primeiro cd do Henceforth inteiro, ou seja, peguei os trechos dos solos e riffs mais importantes de todas estas músicas e escrevi tudo, pois assim quem for tirar as músicas estará tirando da maneira mais correta possível.

04- Qual música deu mais trabalho para elaborar a transcrição?

HM: As que tive que tirar os riffs e solos novamente, como Ritual que não tocava desde 2004 mais ou menos, Over Your Head que penso que tocamos até 2003, entre outras, porém foi um trabalho muito legal que fazia de madrugada quando terminava de compor alguma música.

Foto: Reprodução

05- Qual a resposta do público até agora?

HM: Tem sido muito legal, pois o livro está sendo vendido em alguns shoppings, galeria do rock, internet, etc. O público que for aos shows da banda Andre Matos também vai poder adquirir os songbooks por lá e com certeza vai sair satisfeito com o produto, pois está realmente legal.

06- Já lhe ocorreu a ideia de elaborar um Song Book onde, além de você abordar como tocar as músicas, você falasse sobre o equipamento e regulagem usada?

HM: Acho que isso é uma coisa muito legal e que tenho vontade de fazer, inclusive já dei um workshop dentro de um estúdio abordando este tipo de assunto. O problema de um material assim é que não existe um padrão para uma regulagem dentro de um estúdio, pois diversos fatores influenciam no som que você extrai do seu equipamento, então um livro assim é bem complexo para se escrever, porém é um assunto que me interessa muito.

07- Como vão os seus outros projetos? Eles poderão ser incluídos em novas versões de songbooks?

HM: Com certeza!! Acabei de gravar o cd com meu projeto “Remove Silence”, junto com Fabio Ribeiro, Ale Souza e Edu Cominato, inclusive em breve estará disponível para todos, neste momento estou terminando o segundo Cd do Henceforth e começando a preparar as músicas para o segundo Cd do Andre Matos, ou seja, quando der uma acalmada nas coisas vou parar para fazer mais um songbook.

08- Quais os planos para o futuro?

HM: Como falei na questão acima, tem bastante coisa acontecendo no momento, em Janeiro irei para Europa com a banda Andre Matos, para uma tour junto com o Edguy, além dos shows que teremos por aqui no Brasil até o final do ano, por isso quem estiver interessado é só ir aos nossos sites e conferir tudo certinho.

09- O que você tem ouvido atualmente?

HM: Muitas coisas, sou um músico que procura ouvir o que gosto independente do estilo. Neste momento, alguns cds que tenho escutado bastante são o Third, do Portishead, gostei do novo trabalho do Metallica, o Remove Silence que ainda não saiu(rs), Era Vulgaris do Queens of the Stone Age, etc.

10- Muito Obrigado pela entrevista!

HM: Eu que agradeço o espaço e espero que os leitores gostem deste meu novo trabalho (Blood Strings) e que qualquer dúvida ou sugestão é só escrever para management@hugomariutti.com. Mais uma vez agradeço a oportunidade. Um abraço!

Foto: Reprodução
Wander Verch

Wander Verch

Deixe seu Comentário

Quer ficar por dentro de todas as novidades do Guitarra do Zero? Deixe seu e-mail aqui

Selecione o seu curso

Guitarra Metal

Guitarra do Zero

Complete os campos abaixo para seguir para a próxima etapa:

×