Fala pessoal, tudo bem? Hoje vamos estudar um exemplo na escala menor harmônica, que é algo que eu compus há bastante tempo e que vai ser um ótimo treino para sua Palhetada Alternada.
Esse é um motivo melódico bem interessante, que está na escala de Lá Menor Harmônico. Aqui nós temos uma coisa interessante do ponto de vista técnico, porque a palhetada está praticamente toda alternada e podemos trabalhar um padrão que não é nada usual. Veja no vídeo abaixo:
Começamos na Corda Mi (1) indo de forma linear, mas depois temos um Pedal Point que pode parecer um pouco estranho, e que lembra o Estilo Barroco. Esse padrão vamos sempre fazendo com palhetada alternada, começando pela nota Ré, e depois em indo para a nota Dó, como no Exemplo 1, logo abaixo:
Se você olhar só a mão direita não parece tão difícil, mas se você observar sua mão da escala, ou seja, a mão esquerda, vai parecer que tem um nó acontecendo ali. Depois disso, temos um padrão que é muito interessante, usando Pedal Point entre os semitons, Mi-Fa, e depois em G#-A.
A partir daí vamos subindo a escala com: Sol Sustenido, Lá, Si, Dó. Fazendo a mesma ideia, quando iniciando por Dó, seguindo o Exemplo 2 abaixo:
Depois que a gente faz essa primeira sequência, repetimos a mesma ideia começando por Dó Menor concluindo então toda a ideia do Exercício, conforme o Exemplo 3 logo abaixo nos mostra:
Pra finalizar o exercício, temos um padrão descendo a Escala Menor Harmônica que segue o estilo mais Neo-Clássico tradicional que estamos acostumados a ver no universo do Metal, veja no Exemplo Final:
Espero que vocês tenham curtido essa aula especial de Palhetada Alternada com a Escala Menor Harmônica, conte aqui pra gente se teve dificuldades em tocar os exemplos acima!
O link para download da Tablatura Completa está aqui, só clicar e baixar. Um grande abraço e a gente se vê na próxima aula!