Live GDZ# 10 – Análise de transcrições: Racer X: Scarified

Scarified é uma música da banda Racer X, presente no álbum “Second Heat” de 1987.

É uma música de execução bastante complexa devido ao grande número de elementos técnicos utilizados a um andamento mais rápido (140 BPM aproximadamente). Uma curiosidade é que o riff principal foi baseado em cima de uma linha de bumbo duplo do baterista Scott Travis. Após escutar o groove em um ensaio, Paul Gilbert compôs o riff em sincronia com o bumbo, e desenvolveu a música ao redor disso. Assista ao vídeo e descubra os segredos desta desafiadora música para qualquer guitarrista!

Racer X – “Scarified”
  (do disco Second Heat)
 
             Scarified é com certeza uma das músicas de maior dificuldade técnica do repertório da banda. O entrosamento de Paul Gilbert e Bruce Boulliet é inacreditável, os próprios guitarristas confessam que chegavam a ensaiar juntos o repertório da banda 8 horas diariamente. Aconselho um bom estudo prévio de palhetada alternada com o metrônomo para um melhor aproveitamento. Lembre-se de que esta também é uma música de resistência, pois são praticamente 3 minutos só de palhetadas.

            Com o passar dos anos a música foi ganhando novas versões assim como afinações diferentes, a original está em Eb, porém facilmente podemos encontrar Gilbert tocando-a na afinação padrão ou em Ré. Podemos também perceber a alteração de alguns trechos e improvisos no lugar dos solos originais.

Um detalhe muito importante a ser mencionado é sobre a organização da partitura, pois após o two-hands (compasso 27) deve-se retornar ao começo da partitura, ignorar os ritornelos da introdução e saltar para a segunda finalização (Compasso 29) do Tema (compasso 17), possibilitando assim uma escrita simplificada da música e evitando que tivéssemos uma partitura enorme desnecessariamente. Os sinais de palhetada devem ser aplicados às duas guitarras.
A introdução não deve trazer grandes problemas, principalmente para aqueles que estão acostumados a tocar músicas deste tipo de repertório, porém os temas devem ser estudados cautelosamente para uma execução clara. O trecho mais complicado é com certeza os arpejos do final, onde além de termos um salto de corda, possuímos uma grande abertura que faz com que Gilbert apóie sua guitarra sobre sua coxa para executá-la ao vivo, ou seja, esta vai exigir um “suor” daquele que desejar tocá-la fielmente.  (Rafael Nery)

Pressione AQUI para baixar o PDF com a transcrição.

Rafael Nery

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