Mr. Big – “Undertow” – (do disco What If…)

Foto: Reprodução Facebook

O Mr. Big atingiu o sucesso mundial com o hit To Be With You lançado juntamente ao álbum Lean Into It de 1991. A formação da banda sempre contou com músicos virtuosos, apesar das melodias assobiáveis e de fácil acesso. O grupo permaneceu por mais alguns anos no sucesso até o aparecimento da cena grunge que fez diminuir consideravelmente todo mercado para o Hard Rock dos anos 80.

A banda lançou em dezembro de 2010 (Japão) e no começo de 2011 (outros continentes) o álbum What If…após um hiato de mais de 8 anos, já que a banda havia finalizado suas atividades na Farewell World Tour de 2002. Este disco traz o retorno do guitarrista original do grupo, Paul Gilbert, e teve a produção do renomado produtor Kevin Shirley (Iron Maiden, Aerosmith , Dream theater e etc).

               A transcrição deste post é da música de abertura do novo álbum chamada Undertow. Este é o primeiro disco do Mr. Big afinado meio tom abaixo (por isto as notas soam meio tom abaixo do que estão escritas na pauta) e teve um processo de gravação um pouco diferente se comparado aos outros, graças ao produtor que quis capturar as performances de uma maneira mais “ao vivo”. Apesar de uma sonoridade mais crua, podemos ouvir na gravação com algumas audições apuradas uma guitarra limpa com efeitos gravada em overdub com o objetivo de dar uma textura à mixagem. Esta guitarra não é tocada ao vivo pelo guitarrista e é muito difícil de ser entendida com precisão, porém esta se encontra cifrada junto à tablatura. Caso sua banda possua somente um guitarrista, dê total preferência à guitarra distorcida (que serve de apoio a toda melodia vocal e desenvolvimento da canção).

               Falando de tonalidades, podemos dizer que a música tem três momentos: Introdução , verso e solo que estão na tonalidade de Sol# menor, fazendo uma transição para Mi maior em seu pré-refrão (Compasso 18) e finalizando uma mudança para a sua relativa menor C#m no refrão (Compasso 26).

               Já na introdução temos um desafio técnico, pois o guitarrista utiliza o dedão para poder segurar as notas bordões (que o baixo também está tocando) e “ataca” os acentos que direcionam a melodia, os bordões devem ser tocados usando a técnica de palhetada alternada. Este riff é muito importante, pois ele será tocado por toda música, e o mesmo conceito também será aplicado aos acordes do pré-refrão. Fora isto, ele sofrerá algumas pequenas alterações durante a canção como os licks do compasso 5, 6, 38 e etc.

               Para tocar o refrão deixe os acordes soando enquanto você dedilha as notas com a guitarra distorcida.  Logo após, compasso 34, existe uma convenção na escala pentatônica que deve ser feita totalmente junta do contrabaixo. O solo inicia-se no compasso 44 e possui alguns truques como o do compasso 46 em que o guitarrista ergue a corda com sua mão da palheta enquanto continua tocando os ligados com a mão da escala, ao erguer a corda ele causa um efeito semelhante ao de uma alavancada em uma ponte floyd rose subindo o tom das notas (ouvir gravação para melhor assimilação). Para executá-lo com fidelidade, tome cuidado com a afinação dos bends e divisões rítmicas, note que em diversos momentos estamos trabalhando com a figura de fusas (nestas condições, oito notas por tempo) e estas irão exigir um bom treino até que estejam soando bem no andamento original.

               Como qualquer música em que Paul Gilbert mostre o seu lado técnico, Undertow, possui diversas dificuldades técnicas, principalmente referindo-se a palheta alternada, e deve ser estudada com cuidado até atingirmos o resultado ideal. (Rafael Nery)

Clique AQUI para baixar a transcrição desta música.

Rafael Nery

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